BLOG EM CONSTRUÇÃO

BLOG EM CONSTRUÇÃO
AGUARDE

Capital registra sensação térmica acima dos 40°C pelo quarto dia consecutivo

A combinação de altos índices de umidade com temperaturas elevadas tem causado desconforto

A segunda-feira é o quarto dia consecutivo de calor intenso no RS, com sensação térmica acima dos 40°C na Capital e em outras cidades gaúchas. A combinação de altos índices de umidade com temperaturas elevadas tem causado desconforto de norte a sul do Estado. A dica é se hidratar bastante e evitar praticar exercícios no sol.

De acordo com as estações automáticas do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) e dos aeroportos de algumas localidades, até as 14h, Porto Alegre registrava temperatura de 34,4°C, que combinada a 58% de umidade relativa do ar resultava numa sensação térmica de 44°C.

Em Canoas, a temperatura era de 35°C, que combinada a 56% de umidade relativa do ar provocava uma sensação térmica de 43°C (veja abaixo a situação em outras cidades).

— Devido às ondas de calor, as temperaturas altas já eram previstas no Estado, mas a sensação térmica elevada está chamando a atenção. Está mais úmido e, geralmente, a umidade se converte em chuva, mas não está chovendo e essa combinação dá esse desconforto. Isso é resultado do fenômeno El Niño, que está deixando os dias com muito abafamento, que vai continuar durante boa parte da semana — explica a meteorologista da RBS Estael Sias.

Chuva no Estado

Segundo ela, nesta terça-feira, as pancadas de chuva devem se espalhar mais pelo Estado, mas o alívio do calor não vai durar muito:

— Enquanto estiver chovendo melhora e depois volta a esquentar.

Hoje, Estael aponta que há risco de temporais na Fronteira Oeste e Metade Sul, mas ela não descarta pancadas de chuva na Capital e na Região Metropolitana. Em Santana do Livramento, uma pancada de chuva começou às 13h e foi localizada no Centro. Por volta das 15h, parou de chover. Os ventos chegaram a 54 km/h e a temperatura caiu de 31°C para 24°C. Em Jaguarão, chove desde o meio-dia e a temperatura também está mais baixa: 24,5°C.

O clima em algumas cidades gaúchas

- Em Santa Maria a temperatura de 33°C combinada a 62% de umidade relativa do ar resultou numa sensação térmica de 40,2°C

- Em Tramandaí temperatura de 30°C combinada a 80% de umidade relativa do ar resultou numa sensação térmica de 37,6°C

- Em Alegrete a temperatura de 33°C combinada a 63% de umidade relativa do ar resultou numa sensação térmica de 40,6°C

- Em São Gabriel a temperatura de 33,7°C combinada a 65% de umidade relativa do ar resultou numa sensação térmica de 41,4°C

- Em Santana do Livramento temperatura de 31,4°C combinada a 89% de umidade relativa do ar resultou numa sensação térmica de 44,2°C

- Em Quaraí a temperatura de 32,9°C combinada a 62% de umidade relativa do ar resultou numa sensação térmica de 40,2°C

- Em Torres a temperatura de 29,6°C combinada a 82% de umidade relativa do ar resultou numa sensação térmica de 38,2°C

- Em São Borja a temperatura de 32,3°C combinada a 62% de umidade relativa do ar resultou numa sensação térmica de 38°C

- Em Pelotas temperatura de 33°C combinada a 62% de umidade relativa do ar resultou numa sensação térmica de 40,2°C

Fonte:ZEROHORA.COM
Por Elias Ferreira
  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS
Read Comments

0 Response to "Capital registra sensação térmica acima dos 40°C pelo quarto dia consecutivo"

Postar um comentário

Seguidores