BLOG EM CONSTRUÇÃO

BLOG EM CONSTRUÇÃO
AGUARDE

Mundo - HAITI

Médicos e enfermeiros gaúchos embarcam para o Haiti nesta terça-feira
Dez profissionais do Grupo Hospitalar Conceição (GHC) vão trabalhar em um hospital-navio




Grupo deve permanecer por 30 dias no Haiti



Um grupo de quatro médicos e seis enfermeiros do GHC embarca para o Haiti nesta terça-feira para realizar trabalho voluntário. Os dez profissionais foram selecionados entre mais de 400 do GHC que manifestaram interesse na missão. Todos os profissionais escolhidos têm experiência nas áreas de Unidade de Tratamento Intensiva (UTI) e emergência. O grupo vai trabalhar em um hospital-navio de bandeira italiana que ficará ancorado próximo a Porto Príncipe. Os quatro médicos gaúchos vão trabalhar nas suas especialidades, anestesia, cardiologia, ginecologia e obstetrícia, e traumatologia. A ideia, portanto, não é apenas ajudar os atingidos pela catástrofe. — A parte mais aguda já passou. O Haiti é um país como muita gente doente, precisando de cuidados. — explicou a coordenador do serviço de enfermagem do GHC, Fátima Ali. Entretanto, os médicos e enfermeiros ainda terão muito a ajudar na recuperação dos feridos pelo terremoto. — Acredito que haverá muitas amputações e ferimentos — disse Ali. O grupo deve permanecer pelo menos 30 dias no Haiti. O ministério da Saúde realizou uma listagem final de cem dos 400 profissionais do GHC. A ideia é que pequenos grupos de médicos e enfermeiros partam para o local gradativamente.


Quartéis gaúchos vão mandar pelo menos 150 militares ao Haiti

Comando Militar do Sul revela a ZH que deverá ser oficializado o envio de tropas gaúchas, provavelmente com soldados de Santa Maria

Militares brasileiros prestam atendimemto à vítima dos tremores

O Rio Grande do Sul terá, dentro de um mês, pelo menos 150 militares percorrendo as vielas fétidas de um Haiti destruído e carente. O número equivale a uma companhia. Provavelmente, seja até mais que isso. Se forem não uma, mas duas companhias (algo bem possível), o número sobe para 300. E assim por diante. Ontem mesmo, seguiriam para Brasília dois sargentos, um de Santa Maria e outro de São Leopoldo, com o objetivo de treinar muito para fazer certo a parte burocrática. A dupla gaúcha ficará confinada já a partir de hoje no gabinete do comando do Exército, em Brasília, para treinamento intensivo sobre as primeiras providências administrativas a serem tomadas. Exemplos: expedições de passaportes, pagamentos de diversos tipos e outras burocracias que qualquer civil costuma enfrentar. Passagens não são problema, é claro, até porque a viagem ocorrerá em aviões da Força Aérea Brasileira (FAB). O grupo faz parte do total de 1,3 mil (900 que vão em um primeiro momento e 400 da reserva técnica para qualquer eventualidade) que o Exército brasileiro enviará ao país caribenho. Pressa para a oficialização O coronel Sylvio Cardoso, do Comando Militar do Sul, confirmou ontem os dados a Zero Hora, mas ressalvou que ainda falta a oficialização, a qual ocorrerá entre hoje e amanhã (por uma videoconferência). — Deve ser mais que uma companhia (de 150 pessoas) daqui, e queremos oficializar essas informações logo, porque é importante terminarmos com as especulações — disse ele. De acordo com o coronel, justamente porque há grande expectativa no meio militar, a definição oficial deve ser comunicada o mais rápido possível. Cardoso garante: os militares gaúchos estão ansiosos não apenas para ter uma definição sobre suas vidas pessoais, mas porque querem, em peso, integrar a missão de recuperar o país onde já estiveram um dia.


Fonte:ZEROHORA.COM


Por Elias Ferreira
  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS
Read Comments

0 Response to "Mundo - HAITI"

Postar um comentário

Seguidores