BLOG EM CONSTRUÇÃO

BLOG EM CONSTRUÇÃO
AGUARDE

TRAGÉDIA EM AGUDO


Cães farejadores procuram por desaparecidos nas lavouras perto da ponte que caiu


Dois cachorros da raça labrador já começaram a ser usados buscas para tentar localizar os desaparecidos na tragédia da ponte da RSC-287, que liga Agudo a Restinga Seca. Os cães farejadores vieram de Porto Alegre e já estão acostumados com esse tipo de missão.


O cão mais "experiente" do Grupo de Salvamento e Busca da Capital é Luke, que tem sete anos e meio e há seis faz esse tipo de trabalho. O outro é Aquiles, de quatro anos, que é filho de Luke.

É o quarto dia de trabalho de buscas no Rio Jacuí. No total, há 10 mergulhadores participando das buscas. Outros 16 bombeiros estão a pé, em botes ou lanchas. Civis também participam da operação, que não tem data para encerrar.

Às 12h33min, um helicóptero da Brigada Militar começou a sobrevoar as lavouras de arroz no entorno da ponte que caiu.

As buscas

As equipes de busca que trabalham no Rio Jacuí encontraram durante esta quinta-feira
três corpos de vítimas da tragédia em Agudo. Entre eles está o do vice-prefeito da cidade, Hilberto Boeck, de 55 anos. O enterro será às 14h30min desta sexta.


Dez sobreviventes narram drama do Rio Jacuí









A agonia durou meia hora para uns, uma hora para outros. Mas todos os 10 homens que, na terça-feira, despencaram com a ponte nas água tormentosas do Jacuí, entre Agudo e Restinga Seca, descrevem as mesmas cenas de terror. Um estrondo, o chão desmoronando sob os pés, as pernas viradas para cima, o céu azul se transformando num líquido amarronzado e borbulhante quando mergulharam na correnteza lamacenta do rio. Luta para voltar à superfície, para respirar, para se segurar em algo. Três deles se salvaram agarrados a cabos de fibra óptica de telefonia que passavam rente à ponte. Todos sabiam nadar. Restou o alívio de serem resgatados e encarar a vida de uma nova forma: como algo que merece ser experimentado a pleno, sorvido gota a gota, desfrutado. Afinal, sobreviveram. ZH e Diário de Santa Maria percorreram três municípios e dezenas de quilômetros para localizar os 10 sobreviventes da tragédia que espantou e entristeceu o Rio Grande.




Reconstrução da ponte em Agudo pode levar até nove meses

O diretor do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer) Vicente Britto Pereira informou que a reconstrução da ponte sobre o Rio Jacuí na RSC-287 pode demorar até nove meses. Segundo Pereira, a parte restante da ponte ficou muito danificada, e precisará ser detonada antes da reconstrução.

Para a nova ponte ser erguida de forma mais rápida, a estrutura deve mesclar concreto e metal. A estimativa dos técnicos é de que leve de seis a nove meses para que a nova ponte seja concluída. Enquanto isso, a alternativa é a construção de uma ponte móvel, que será erguida com a ajuda do Exército. No entanto, para qualquer construção na região, o nível do rio jacuí precisa voltar ao normal.




Equipes encerram segundo dia de buscas sem encontrar sobreviventes em Agudo nesta quinta-feira

O dia seguinte à tragédia que marcou a Região Central foi de esperança e muito trabalho. Equipes de resgate percorreram as margens do Rio Jacuí em busca de sobreviventes da queda da ponte da RSC-287 que ligava os municípios de Agudo e Restinga Seca.

Seis mergulhadores do Grupamento de Busca e Salvamento se juntaram nesta quarta-feira a equipes da Brigada Militar e Defesa Civil. A baixa visibilidade e a forte correnteza do Jacuí dificultaram o trabalho dos oficiais, que encerrou por volta das 21h e devem ser retomados na manhã de quinta-feira.

Na estrutura que restou, curiosos e parentes e amigos de sobreviventes acompanhavam as atividades. O agricultor Arlindo dos Santos, pai de Nelo dos Santos, de 29 anos - um dos desaparecidos após a tragédia - insistia em não deixar o local antes de qualquer notícia sobre o filho. Cinco pessoas seguem desaparecidas, entre elas o vice-prefeito de Agudo, Hilberto Boeck.

A quarta-feira encerrou sem que nenhum sobrevivente da tragédia fosse encontrado. No início da noite, um corpo foi localizado no lado oposto ao da correnteza no Jacuí, na margem de Restinga Seca. No entanto, pela localização do corpo, as autoridades responsáveis pelas buscas acreditam que ele não seja de nenhum dos desaparecidos após a queda da ponte.

A governadora Yeda Crusius afirmou que uma nova ponte será erguida entre Agudo e Restinga Seca, mas, segundo o Daer, a obra pode demorar nove meses para ser concluída. Enquanto isso, o Exército estuda a possibilidade de erguer uma ponte móvel ao lado da estrutura restante. Isso poderá ser feito apenas quando o nível do Rio Jacuí voltar ao normal.

A Defesa Civil Estadual recebeu notificações de estragos ocasionados pela chuva de 57 cidades. Dessas, 14 decretaram situação de emergência, sendo dez delas na Região Central, a que mais registra prejuízos por causa do temporal. Cerca de 1,3 mil pessoas estão fora de suas casas. Até as 22h, 16 estradas estaduais permaneciam interditadas no Estado.

No início da noite, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva telefonou à governadora para oferecer ajuda aos municípios atingidos pelas chuvas.






Produtor rural perde 70% dos móveis da casa com enxurrada que derrubou ponte em Agudo



Uma das testemunhas da tragédia em Agudo, onde parte de uma ponte na RSC-287 ruiu na manhã de ontem, o produtor rural Luiz Raddatz, 45 anos, contabiliza os prejuízos da fúria das águas do Rio Jacuí em sua propriedade, na localidade de Rincão do Mosquito.




- Ontem, a água atingiu cerca de 2m de altura dentro da minha casa. Perdi quase 70% dos móveis que tinha, além de cerca de 100 arrobas de fumo e 30 galinhas - conta Raddatz. Na manhã de hoje, com o recuo do rio, pode-se observar o tamanho dos estragos na propriedade de cinco hectares, localizada a cerca de 2 km do Jacuí, como mostra a foto.

Corpo é encontrado no Rio Jacuí

Um corpo foi encontrado no Rio Jacuí no início da noite desta quarta-feira. As autoridades não têm confirmação se é de um dos desaparecidos na queda da ponte da RSC-287. O corpo pode ser de um rapaz que se afogou com a namorada na última semana em Agudo.

Segundo a Brigada Militar e os Bombeiros, o corpo foi encontrado em uma propriedade particular, na localidade de Porto Agudo, em Restinga Seca. Pela localização, em área antes de onde ocorreu o desabamento da ponte — em sentido contrário ao da correnteza —, as autoridades acham improvável que tenha relação com os desaparecidos no acidente.


Pelo menos sete pessoas morrem em desabamento de ponte sobre o Rio Jacuí





A Base Aérea de Santa Maria confirmou pelo menos sete mortes na queda de uma ponte sobre o Rio Jacuí, na RSC-287, no limite entre Agudo e Restinga Seca, na Região Central. Cerca de 30 pessoas teriam caído na água. Veículos teriam sido levados com a estrutura.
Dois helicópteros sobrevoam o local em busca de sobreviventes. Pelo menos 11 pessoas foram resgatadas com vida até as 11h. Três barcos de voluntários e um bote dos bombeiros estão sendo usados nas buscas.

A ponte, que tem 314 metros, cedeu em uma das cabeceiras, mais para o lado de Agudo. Foram de 80 a 100 metros que despencaram no Jacuí, segundo a Coordenação Regional da Defesa Civil. O local está isolado, pois o restante da ponte pode cair a qualquer momento, informa a Brigada Militar.

O prefeito de Agudo, Ari Anunciação, está no local e afirmou que um helicóptero chegou ao local para ajugar no resgate das vítimas pelas 10h. Segundo ele, a "situação é gravíssima".

— A correnteza é muito forte e estamos com dificuldade de resgatar as pessoas com barco. A situação é muito difícil — disse Anunciação.

Quem vem de Porto Alegre a Santa Maria tem de desviar pela ERS-348, passando por Agudo e Dona Francisca, e pela ERS-149, que cruza por São João do Polêsine. São cerca de 15 quilômetros a mais.

Ponte sobre o Rio Jacuí desaba e pelo menos 20 pessoas caem na água

Uma ponte sobre o Rio Jacuí, na RSC-287, caiu em Agudo, segundo informações do Corpo de Bombeiros de Santa Maria. Veículos teriam sido levados com a estrutura. Equipes do Batalhão Rodoviário da Brigada Militar, dos bombeiros e da Base Aérea estão indo para o local.

O prefeito de Agudo, Ari Anunciação, está no local e afirmou que um helicóptero já chegou ao local para ajugar no resgate das vítimas. Duas pessoas já foram retiradas da água. Segundo ele, a "situação é gravíssima".

— A correnteza é muito forte e estamaos com dificuldade de resgatar as pessoas com barco. A situação é muito difícil — disse Anunciação.


Fonte:ZERO HORA


Por Elias Ferreira
  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS
Read Comments

0 Response to "TRAGÉDIA EM AGUDO"

Postar um comentário

Seguidores