BLOG EM CONSTRUÇÃO

BLOG EM CONSTRUÇÃO
AGUARDE

Como evitar stress e depressão nas festas de fim de ano

Traduzido por Juliana Lima

Paz, alegria e muitos convidados (às vezes convidados que não são bem-vindos) como
a depressão e o stress, que podem afetar a sua saúde e arruinar suas festas. Planejar com antecedência, ser realista e procurar assistência (apoio) em momentos de necessidade podem ajudar a se livrar da depressão e do stress.Algumas pessoas vão se encontrar em meio a um ventaval de demandas - trabalho, família, compras, limpeza, cuidados com os idosos ou crianças em férias escolares, cozinhar, festas, funerais, visitar os enfermos, estudar e muitas outras atividades. Tudo pela paz, alegria e busca da felicidade, certo? No entanto alguns passos ou dicas simples podem minimizar e ajudar a aliviar a depressão e o stress present na temporada de festas. Você pode até acabar aproveitando as festas mais do que imaginou.
Causas Depressão e stress de fim de ano são frequentemente resultado de três causas predominantes. Entender essas causas pode nos ajudar a planejar com antecedência uma maneira de acomodá
las.
Finanças - Nossa situação financeira pode causar stress a qualquer momento do ano (assim como os nossos relacionamentos). No entanto, em uma economia lenta, gastar demais durante as festas em presentes, roupas, viagens, comida e entretenimento pode aumentar o stress enquanto tentamos fazer as coisas funcionarem e tentamos garantir que todos em nossa lista de presentes estejam felizes.
Relacionamentos - Nossos relacionamentos podem causar conflitos, stress e disfunçes a qualquer momento. Mas tenses são muitas vezes aumentadas durante as festas. Família, conflitos matrimoniais e falta de compreensão podem se intensificar. Com tantas necessidades para acomodar especificamente com os parentes de fora que não vemos há tempos. Mas por outro lado, se estamos enfrentando o fim de ano com a ausência de um ente querido, ou família, podemos nos sentir ainda mais solitários, tristes e deprimidos.
Demandas físicas - Festas, cozinhar e fazer compras podem nos exaurir. Sentir-se exausto aumenta os níveis de stress. Dormir e se exercitar são ótimos remédios e aliviam o stress, no entanto normalmente estamos com falta de sono durante as festas quando nossas demandas físicas estão elevadas por causa de trabalhos extras, além de comer e beber, o que são todos ingredientes para doenças no final de ano.
11 passos para aliviar o
stress das festas
Devemos fazer um esforço consciente para ajudar a evitar que a depressão normal das festas se torne crônica. Quando o stress está no nível mais alto precisamos parar e nos reorganizar. Algumas orientaçes e dicas: Orçamento - Antes de sair para as compras, decida quanto dinheiro pode gastar em presentes. Mantenhase no seu orçamento. Se não o fizer, pode então se sentir ansioso, tenso e chateado por meses, enquanto sofre para pagar o débito. Presentes feitos em casa são fantásticos, doe seu tempo, visite alguém em um hospital ou asilo, nem a felicidade nem a amizade podem ser compradas por meios materiais.
Planeje - Planeje-se com antecedência, faça um roteiro para as compras, cozinhar, visitar amigos e família, festejar, se exercitar, etc. Permita tempo extra para viajar, para que na hora que estiver preso no trânsito, não aumente seu nível de ansiedade e se stress.
Diga NO - Aprenda a dizer não. NO faça as coisas com as quais você realmente não quer se envolver. NO às atividades das quais não tem desejo de participar. Não para aqueles membros da família ou tão chamados amigos que você realmente não quer visitar. Diga Sim para as coisas, atividades que realmente preencham seu espírito e alma.
Mantenha os seus hábitos saudáveis de alimentação - Faça um lanche saudável antes das festas de final de ano para que não exagere em doces, álcool, refrigerantes e carboidratos. Lembre-se do seu controle de porçes. Leia rótulos para descobrir realmente quantas calorias existem no produto específico que você decidir comprar e consumir. Ande e reserve tempo para a atividade física. Vá dançar!
Faça uma pausa - Arranje tempo para si mesmo, 10-15 minutos consigo mesmo, sozinho em meditação, sem distraçes. Isso vai renová-lo pelo resto do dia. Vá para um local quieto por alguns momentos de solidão, com Deus, o Universo, seu criador, as estrelas, céu, o que quer que você acredite. Ache algo que o acalme, inspire todas as coisas boas que o universo reservou para você e expire todas as toxinas de sua vida.
Tenha consciência do que está sentindo - Tudo bem chorar ou expressar seus sentimentos. Você não precisa estar feliz somente porque é Natal. Reconheça seus sentimentos, é normal sentir nas festas a perda dos pais, a perda de um parceiro, a perda de um emprego, o recente diagnóstico de câncer de um amigo. Lembre-se que isso também poderá passar.
Mudar é bom - Seja realista, assim como as famílias mudam e crescem, as tradiçes frequentemente mudam e crescem com o tempo. Prenda-se às coisas que você pode e quer fazer. Seja criativo com as tradiçes que não pode mais manter como uma família por causa da distância ou outros motivos. Use a alta tecnologia do Facebook, Twitter ou simplesmente o método tradicional do correio de mandar um cartão para contatar um idoso que não tem não sabe utilizar um computador.
Procure ajuda - Peça apoio de um membro da família, amigos, comunidade, agências de serviço social ou seus serviços religiosos, se estiver se sentindo triste, isolado. Envolver-se e ajudar aos outros sempre ilumina nossos espíritos e criam boa energia. Na jornada de ajudar os outros, você também fará novos amigos.
Resoluçes - A mudança começa a todo momento, não precisamos esperar até um dia específico durante a sessão das festas para fazer todas as mudanças de vida relacionadas com questes passadas. Pare e seja realista sobre suas resoluçes, pois elas podem levar à falhas se forem irrealistas. Defina objetivos atingíveis de curto prazo com um espaço de tempo razoável. Por exemplo, você não precisa perder 20 quilos em uma semana, você pode começar com pequenos passos realizáveis como caminhar para um clube com o seu vizinho e mudar seus hábitos alimentares. Lembre-se que a jornada de mil milhas começa com um passo.
As coisas podem dar errado - Esqueça a perfeição. Espere e aceite imperfeiçes. As coisas podem dar errado, mas você não precisa se estressar com isso.
Procure ajuda profissional - s vezes precisamos da assistência de um profissional para nos ajudar a navegar por uma situação difícil. Se você perceber que está se sentindo extremamente triste, bravo, ansioso, incapaz de dormir, irritável, desesperançoso, desamparado, incapaz de encarar as atividades do dia-a-dia, incapaz de lutar, constantemente discutindo, isolado, e esses sentimentos persistem por várias semanas, converse com alguém. Procure a ajuda do seu médico, se você não tiver um médico, visite o centro de saúde familiar na sua vizinhança, pois poderá estar experimentando um quadro depressivo. Aceite que as coisas nem sempre vão acontecer conforme planejado. Uma forma de minimizar a depressão e stress das festas é reco-nhecer que as próprias festas podem ser a causa desses sentimentos. Aceite que as coisas, eventos e pessoas às vezes não vão agir conforme esperado. Dê passos para proativamente gerenciar seu stress e depressão durante as festas. Esse ano, poderá realmente aproveitar e ser grato por este período de festas mais do que pode imaginar.
Maribel Quiala é uma Assistente Social Clínica Licenciada e diretora de Estágio da Psychiatric Solutions, Inc. no Condado de Broward na Flórida.

Fonte:http://www.tribunact.com/news/2009-12-09/news_portuguese/012.html

Por Elias Ferreira
  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS
Read Comments

0 Response to "Como evitar stress e depressão nas festas de fim de ano"

Postar um comentário

Seguidores