BLOG EM CONSTRUÇÃO

BLOG EM CONSTRUÇÃO
AGUARDE

Mundo - Toque de recolher só permitirá circulação por seis horas em Concepción

Maior duração é para auxiliar na distribuição de ajuda, segundo o general Guillermo Ramírez

O toque de recolher imposto na cidade chilena de Concepción na tentativa de diminuir os saques ocorridos após o terremoto de sábado passado será estendido para 18 horas contínuas, informaram as autoridades militares. Com isso, a circulação de pessoas na cidade só será autorizada do meio-dia às 18h.

A decisão não foi tomada por causa de novos crimes, mas sim para proteger a distribuição da ajuda dada aos desabrigados, que será entregue "de casa em casa", disse aos jornalistas o general Guillermo Ramírez, chefe da zona em estado de catástrofe na região de Bío-Bío.

A maior duração do toque de recolher também servirá para retomar o fornecimento dos serviços básicos como eletricidade e água, que continuam cortados, acrescentou Ramírez.

O terremoto de sábado atingiu 8,8 graus na escala Richter e sacudiu as regiões central e sul do Chile, deixando pelo menos 723 mortos e dois milhões de desabrigados, segundo os relatórios oficiais mais recentes.

Em seu primeiro dia, o toque de recolher vigorou por nove horas. Depois de novos saques e distúrbios, foi estendido para 16 horas nesta segunda-feira, e agora a duração será de 18 horas.

A noite foi mais tranquila, com incidentes esporádicos. Mesmo assim, em diversos bairros de Concepción e em cidades próximas, moradores organizaram barricadas e passaram a noite em claro.

Na vizinha Talcahuano, um incêndio consumiu três imóveis durante a madrugada. Segundo rádios locais, o fogo aparentemente começou durante um confronto entre moradores que defendiam suas propriedades e saqueadores.

O general Ramírez também anunciou que o contingente de tropas na área aumentou para cinco mil soldados e advertiu que os militares "não vão se inibir" no cumprimento de sua missão de garantir a ordem.

Nesse contexto, Ramírez pediu que a população respeite as instruções oficiais, "para não ter que lamentar algum incidente lamentável".

Fonte: ZERO HORA
Por Elias Ferreira
  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS
Read Comments

0 Response to "Mundo - Toque de recolher só permitirá circulação por seis horas em Concepción"

Postar um comentário

Seguidores