BLOG EM CONSTRUÇÃO

BLOG EM CONSTRUÇÃO
AGUARDE

Dicas De Saúde

Opções de tratamento da sensibilidade dentária


Sensibilidade Dentária – Visão Geral

A sensibilidade dentária tem sua origem na exposição da dentina (parte do dente que recobre o nervo), devido à perda do esmalte ou à retração gengival. As mudanças de temperatura e certos alimentos (ácidos ou doces) podem causar hipersensibilidade. A dor geralmente desaparece depois de algum tempo.

A dentina tem um grande número de poros ou tubos microscópicos (túbulos) que vão da face externa do dente até a polpa gengival, no centro. Quando a dentina está exposta, esses túbulos podem ser estimulados por mudanças de temperatura ou certos alimentos. Abaixo está uma ilustração dos túbulos dentinários vistos em um microscópio:

A melhor maneira de descobrir a causa da sensibilidade dentária é pedir ao dentista que examine seus dentes. O dentista vai observar sinais de exposição da dentina e realizar testes para determinar a causa real da sensibilidade. Por vezes, a sensibilidade tem sua origem em cárie dentária ou doenças gengivais. Essas duas causas podem ser tratadas. Outras vezes, a sensibilidade é provocada pelo desgaste do esmalte, seja por abrasão ou erosão, ou, ainda, pela retração gengival, que deixa exposta a raiz do dente.


O que se pode fazer?
Se a sensibilidade for causada por cárie, pode-se restaurar o dente. Se a causa for gengivite, o dentista pode fazer uma profilaxia completa da área afetada.

Contudo, se a causa for a exposição da dentina, o tratamento para a redução da sensibilidade requer vários procedimentos tanto em consultório como em casa.

Procedimentos em consultório:
• Aplicação de verniz de flúor nas áreas expostas para ajudar a mineralizar o esmalte e a dentina;


• Aplicação de espuma ou gel de flúor , por meio de moldes bucais, durante 3 a 5 minutos, proporcionando alta concentração de flúor para ajudar as áreas sensíveis;


• Aplicação de agente fixador (material usado para fixar restaurações) para impermeabilizar a superfície da dentina ajudar os estímulos que causam a sensibilidade;


Em casa;


• Use uma escova de cerdas muito macias, com creme dental pouco abrasivo;


• Escove corretamente, mas não em demasia;


• Use creme dental especialmente formulado para ajudar a sensibilidade dentária;


• Use creme dental com alta concentração de flúor (dado pelo dentista) para ajudar fortalecer a superfície do dente;


Há um grande número de tratamentos disponíveis. Seu dentista pode ajudá-lo a encontrar aqueles que funcionam melhor no seu caso. Consulte sempre o dentista. Não tente diagnosticar o problema você mesmo, pois ele pode ser sinal de algo mais sério. Somente um dentista pode esclarecer o questão.


Próstata


É um órgão exclusivamente masculino, formado por dois lobos laterais e um lombo médio. Situa-se abaixo da bexiga e sua função está mais relacionada com o trato do que com o urinário.


Após os 40 anos de idade,começam a aparecer modificações na próstata. A hipertrofia benigna da próstata, isto é , o aumento do tamanho, é uma alteração comum acima dos 50 anos, a qual pode trazer problemas funcionais sexuais e urinários.


A próstatite aguda é uma infecção bacteriana que pode ocorrer em qualquer idade. Os sintomas são febre, calafrios, dor ao urinar, difuculdade de urinar e lombalgia. A prostatite crônica apresenta os mesmos sintomas,porém com menor intensidade.


A próstata apresenta um dos tumores mais comuns no sexo masculino, o adenocarcinoma (câncer da próstata), raro antes dos 40 anos: todavia, cresce a incidência com a idade, atingindo cerca de 10 a 15% dos homens na quinta década e 40% aos 80 anos.


O câncer de próstata tende a permanecer sem sintomas durante um período considerável do seu desenvolvimento.


Como a maioria dos cânceres de próstata começa na porção posterior, bem longe da uretra, as dificuldades para urinar só aparecem quando a evolução do tumor é bastante avançada. A obstrução urinária, a dor e a hematúria (sangue na urina) são os principais sintomas do tumor. Com frequëncia, a primeira manifestação do carcinoma da próstata consiste nos sintomas causados pelas metástases (propagação do tumor à distância). Os ossos, principalmente os da coluna vertebral, são os mais atingidos pelas metástases.


O resultado do tratamento depende do tamanho do tumor, quanto mais cedo for tratado, melhor será a evolução.


Todo homem acima de 40 anos deve consultar o médico (UROLOGISTA) e avaliar sua próstata periodicamente.


Avaliação consiste em exames clínicos,laboratoriais, ecografia, se necessário biopsia.



Fonte: Livro Viva Bem- Conheça Seu Corpo 2º Edição, Dr.Eliseu Santos

Pés quentes e cabeça fria


Escalda-pés é um remédio antigo, indicado por nossas avós para esquentar todo o corpo e afastar resfriados. Mas seus efeitos benéficos vão muito além desses... É excelente para aliviar dores de cabeça, cansaço, tensões musculares, preocupações ou acalmar uma mente muito inquieta. Na medicina chinesa quando os pés estão bem aquecidos é um sinal de saúde e energia circulando bem. O escalda-pés age positivamente no seguinte princípio: o bem-estar acontece quando temos os pés quentes e a cabeça fria! Portanto use e faça sempre que precisar, sem contra-indicações!
Apenas mergulhar os pés por 20 minutos numa bacia com água quente (na temperatura que você aguentar) já é suficiente para que estes pequenos milagres ocorram no seu corpo e na sua mente. Mas confira algumas receitas e aditivos para incrementar o seu ritual de bem-estar... Para relaxar Adicione à água quente 5 gotinhas de óleo essencial de lavanda. Ou um copo de chá de camomila bem concentrado. Inale o perfume das ervas, deixe o local pouco iluminado e tente pensar em nada.
Quando você se sentir muito sobrecarregado ou com aquele mal estar difuso, uma limpeza pode ajudar a clarear as coisas. Adicione um punhado de sal grosso e outro punhado de folhas de manjericão à água quente e sinta a diferença.
Inchaço, dores ou sensação de cansaço nas pernas podem indicar sinais de má circulação. Para ajudar o sangue a ficar mais "esperto" adicione três gotas de óleo essencial de alecrim (ou Rosmarinus) à água. Se você não encontrar o óleo, pode substituí-lo por um copo de chá de alecrim concentrado. Para efeitos ainda melhores, coloque alguns cascalhos ou pedregulhos no fundo da bacia e role os pés sobre eles.
Quais são os pés que não precisam de uma hidratação? Você pode aproveitar este momento de relaxamento e fazer duas coisas ao mesmo tempo. É só adicionar à água uma colher (sopa) cheia de óleo de amêndoas.
Seja por você mesmo ou para presentear alguém... Prepare um escalda-pés com quatro gotas de óleo essencial de ylang-ylang e duas gotas de óleo de lavanda. Enxugue os pés delicadamente, use um creme e finalize com uma inesquecível massagem.


Diabetes

Os alimentos contendo açucares e amidos são convertidos numa forma de açucar, a glicose, que é utilizada como combustível pelos músculos.Para que isto ocorra, a glicose precisa entrar nas células a quem permite a entrada é a insulina, que é um hormônio produzido pelo pancrêas.



Diabetes é a doença que resulta da incapacidade parcial ou total do pancrêas em produzir insulina, o que acarreta um aumento de glicose no sangue (imperglicemia).



Como a célula não recebe a glicose, o fígado começa a produzir essa glicose e envia para o sangue, aumentando, ainda mais, o nível de glicose no sangue.



A diabetes pode ocorrer na infância, a diabetes juvenil,normalmente em decorrência de erança familiar, ou surgir na idade adulta,toda via pode se apresentar com mais assiduidade na idade avançada.A doeça é mais comum entre pessoas obesas.no Brasil existe aproximadamente 5 milhões de diabéticos.



Os sintomas se iniciam lenta ou rapidamente.Nas crianças o começo é repentino e grave, nos adultos é mais lento.Há uma necessidade de urinar mais seguidamente (poliúria) e o paciente se queixa de sede exagerada (polidipsia), fome exagerada (polifagia), fadiga, perda de peso e de outros sintomas.Uma indicação pode ser infecções repetidas de pele, como furunculôs e antrazes;uma queixa comum é a coceira nos orgão genitais externos.



No diabetes um sintoma característico é o hábito adocicado (hálito setônico).A perda de peso é incomum no diabético obeso.



As complicações são múltiplas e graves, causando alterações populares, cardiovasculares, neurológicas, cutâneas, renais e muitas outras.O diagnóstico é feito atrvés da dosagem da glicose no sangue.



São aceitos como valores normais de glicose q situam-se entre 60 à 110 mg/dl, em jejum de no mínimo 8 hs.O indivíduo que apresenta níveis maiores do que 110 mg/dl, em jejum, deve ser submetido a outros exames laboratorais.



O familiar do diabético deve fazer exames de sangue e de urina, a fim de detectar quaisquer alterações precocemente.Deve evitar aumentar de peso.O tratamento é feito sob orientação médica, com dietas, exercícios, medicamentos e insulinas.Os açucares contidos nas balas, doces, refrigerantes, bombons, mel, melado, bolos, etc..., devem ser evitados.Também deve ser evitados alimentos gordurosos e o álcool em excesso.



O diabético que mantém controlada a sua doença, pode levar uma vida normal.Tem-se conhecimento de crianças, jovens e adultos que são atletas, mesmo sendo portadores de diabetes.O exercício é muito benéfico, desde que tenha orientado, pois há gasto de energia e consequentemente gasto de glicose (açucar).



Fonte: Livro Viva Bem- Conheça Seu Corpo 2º Edição, Dr.Eliseu Santos.

10 alimentos para viver mais

Conheça alguns dos alimentos que a ciência já comprovou serem capazes de prevenir doenças e a quantidade indicada para potencializar seus benefícios*
AVEIA
Ajuda a diminuir o colesterol ruim, o LDL. Ganhou o selo de redutor do risco de doenças cardíacas da FDA, agência americana de controle de alimentos e remédios
Quantidade recomendada: 40 gramas por dia de farelo ou 60
gramas da farinha
ALHO
Reduz a pressão arterial e protege o coração ao diminuir a taxa de colesterol ruim e aumentar os níveis do colesterol bom, o HDL. Pesquisas indicam que pode ajudar na prevenção de tumores malignos
Quantidade recomendada: um dente por dia (para diminuir o colesterol e a pressão arterial)

AZEITE DE OLIVA
Auxilia na redução do LDL. Sua ingestão no lugar de margarina ou manteiga pode reduzir em até 40% o risco de doenças do coração
Quantidade recomendada: 15 mililitros por dia ou uma colher (de sopa rasa)

CASTANHA-DO-PARÁ
Assim como noz, pistache e amêndoa, auxilia na prevenção de problemas cardíacos. Também ganhou o selo de redutora de doenças cardiovasculares da FDA
Quantidade recomendada: 30 gramas por dia ou de cinco a seis unidades

CHÁ VERDE
Auxilia na prevenção de tumores malignos. Estudos indicam ainda que pode diminuir as doenças do coração, prevenir pedras nos rins e auxiliar no tratamento da obesidade
Quantidade recomendada: De quatro a seis xícaras por dia (para reduzir os riscos de gastrite e câncer no esôfago)

MAÇÃ
Ajuda a prevenir tumores malignos, diz o médico Michael Roizen. O consumo regular de frutas variadas auxilia na redução de doenças cardíacas e da pressão sanguínea, além de evitar doenças oculares como catarata
Quantidade recomendada: cinco porções de frutas por dia

PEIXES
Os peixes ricos em ômega 3, como a sardinha, o bacalhau e o salmão, são poderosos aliados na prevenção de infartos e derrames. Estudos indicam também que reduzem dores de artrite, melhoram a depressão e protegem o cérebro contra doenças como o mal de Alzheimer
Quantidade recomendada: pelo menos 180 gramas por semana (para reduzir o risco de doenças cardiovasculares)

SOJA
Ajuda a reduzir o risco de doenças cardiovasculares, segundo a FDA. Seu consumo regular pode diminuir os níveis de colesterol ruim em mais de 10%. Há indicações de que também ajuda a amenizar os incômodos da menopausa e a prevenir o câncer de mama e de cólon
Quantidade recomendada: 150 gramas de grão de soja por dia, o equivalente a uma xícara de chá (para reduzir o colesterol)

TOMATE
Auxilia na prevenção do câncer de próstata
Quantidade recomendada: uma colher e meia (sopa) de molho de tomate por dia

VINHO TINTO
A uva vermelha, presente no vinho ou no suco, ajuda a aumentar o colesterol bom e evita o acúmulo de gordura nas artérias, prevenindo doenças do coração
Quantidade recomendada: dois copos de suco de uva ou uma taça de vinho tinto por dia.



Gripe ou resfriado?



Entre as infecções respiratórias agudas, grande motivo de procura a atendimento médico e falta ao trabalho ou a escola, destacam-se as gripes e resfriados. Estima-se que um adulto possa ter até quatro episódios em um ano, porém em crianças este número pode duplicar.

Estas infecções virais provocam sintomas relacionados ao trato respiratório superior, especialmente nariz e garganta, como coriza, obstrução nasal, tosse e dor de garganta. Podem ser acompanhadas com frequência por outros sintomas gerais, como febre, dor de cabeça e dor no corpo.

O mal-estar causado por gripes e resfriados pode atrapalhar o dia-a-dia de diversas maneiras, sendo apontados como causas importantes de ausência na escola e no trabalho; Suas implicações físicas também podem fazer com que tarefas simples do cotidiano, como organizar a casa, se tornem difíceis e cansativas.



O que é o resfriado?



O resfriado é uma infecção do nariz e da garganta que pode ser causada por vários tipos de vírus diferentes, como o Rhinovírus e o Coronavírus, por exemplo. Normalmente, apresenta sintomas mais leves e que desaparecem em até uma semana.



O que é a gripe?



A gripe também é uma doença infecciosa, mas ao contrário do resfriado, é transmitida somente pelo vírus Influenza. Os sintomas são mais pronunciados e podem ter uma duração mais prolongada.

Além de comprometerem a qualidade de vida da população, a doença pode desencadear complicações mais sérias. Por este motivo, grupos específicos da população, como os idosos, por exemplo, que estão mais sujeitos a apresentarem complicações decorrentes da infecção pelo Influenza devem ser vacinados.



Como prevenir o contágio?



Os vírus que transmitem o resfriado e a gripe são contagiosos e podem se espalhar através do contato direto e indireto, podendo ser transmitidos tanto pelo toque quanto pela aspiração de gotículas contaminadas no ar. Para dificultar o contágio, procure:







Lavar as mãos, especialmente antes das refeições, antes de cozinhar ou após utilizar o vaso sanitário.



Manter os ambientes arejados. Ambientes fechados facilitam a transmissão do vírus.



Não fumar. O fumo interfere no sistema de defesa das mucosas, facilitando a contaminação pelo vírus e outros agentes infecciosos.



Reduzir o estresse manter uma rotina saudável, com horários regulares para alimentação e sono, ajudam a manter o sistema de defesa do organismo funcionando adequadamente.



Ao tossir ou espirrar procure utilizar um lenço para evitar a dispersão de gotículas contaminadas.




Para ajudar o organismo a se recuperar mais rápido, o melhor a fazer é descansar, dormir bem e suficientemente, alimentar-se adequadamente e beber bastante líquido. Até o mal-estar típico destes quadros respiratórios passar por completo, deve-se repousar e ir retomando as atividades normais aos poucos.

Esteja atento sempre aos sinais do seu corpo, lembre-se de que o médico é o profissional capacitado para avaliar a saúde e indicar o tratamento mais adequado para cada pessoa.




Dor de cabeça



A dor de cabeça ou cefaleia é uma das mais síndromes dolorosas mais comuns. Grande parte dos adultos tem dor de cabeça e esta é uma das maiores causas de absenteísmo no trabalho. A dor de cabeça geralmente caracteriza-se por episódios isolados, mas pode também manifestar-se de forma crônica, além de poder representar o sintoma de outra doença.
A Sociedade Internacional de Cefaleia classificou as dores de cabeça em de 150 modalidades diferentes, mas destacam-se entre as formas mais comuns de dor de cabeça na população a cefaleia do tipo tensional e a enxaqueca ou migrânea.



A Sociedade Brasileira para o Estudo da Dor (SBED) aponta que as mulheres (o sexo feminino) sentem mais dor e tem maior chance de experimentar inúmeras condições dolorosas, como cefaleias tipo tensão e enxaqueca após a puberdade. A prevalência de enxaqueca em mulheres chega a ser 2,5 maior do que nos homens.
Acredita-se que a explicação da maior prevalência do problema nas mulheres esteja relacionada a fatores hormonais. Em 60% a 70% dos casos, as cefaleias estão relacionadas ao ciclo menstrual, indica a Sociedade Brasileira de Cefaleia (SBC).



A dor de cabeça pode ainda estar relacionada a outros fatores, como:
Alterações emocionais



Tensões (cefaleia tensional)



Tosse ou esforço abdominal



Esforço físico



Atividade sexual (antes ou após o orgasmo)Quem tem dores de cabeça frequentes ou intensas e que ocasionam perda de qualidade de vida, deve buscar ajuda profissional. O médico é capaz de avaliar cada caso e indicar o tratamento mais adequado e eficaz tanto para reduzir a frequência como a intensidade das crises.



Enxaqueca



A enxaqueca é uma dor de cabeça crônica conhecida por estar associada a vários fatores desencadeantes e crises que podem durar até 72 horas. Esse tipo de dor de cabeça tem suas primeiras manifestações na infância ou na adolescência e pode acompanhar o paciente por toda a vida.

De acordo com pesquisa realizada por estudantes de medicina da Liga da Cefaleia da Escola de Medicina do ABC e coordenada por Mario Fernando Prieto Peres, professor do Departamento de Neurologia da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), 83,5% dos pacientes tem enxaqueca desencadeada por fatores relacionados à dieta – sendo o jejum, o uso de álcool e o consumo de chocolate os mais comuns.

Ainda de acordo com a pesquisa, os distúrbios do sono também são apontados como fatores desencadeantes por mais de 80% dos pacientes.



Dicas



Há mais para ser feito do que somente controlar as crises quando elas ocorrem. Medidas simples, como repouso em ambiente tranquilo e alimentação balanceada. Podem ajudar no controle das crises, porém é essencial descobrir a origem da dor de cabeça, especialmente se for uma dor persistente ou que interfira nas suas atividades diárias ou ainda que seja acompanhada de outras manifestações. Para tanto é indispensável a avaliação médica.

Mudanças no estilo de vida, técnicas de relaxamento, uma rotina mais saudável mantendo uma alimentação balanceada com intervalos regulares entre as refeições, praticar atividade física e dormir o suficiente ajudam a manter o equilíbrio.



FONTE: BAYER









Tomate Roxo, saída contra o câncer













Nenhum outro vegetal tem tanta substância antocianina que é aquela que afasta doenças cardiovasculares, diabete, obesidade, mal de Alzheimer e doenças neurodegenerativas como o tomate roxo.
Essa fruta é obra da engenharia genética e ainda não esta disponível no Brasil. Mas as pessoas que são ligadas em nutrição já podem ficar alegres pois essa fruta que é riquíssima em antocianinas, que é uma categoria de antioxidante que pertencem à classe dos flavonóides. E essas substâncias afastam certos tipos de doenças cardiovasculares, câncer e há evidencias que tenham ação antiinflamatória tambem.












Estudo indica bons resultados da aromaterapia contra o estresse



Um estudo japonês recentemente publicado Journal of Agricultural and Food Chemistry indica que a terapia com aromas de limão, manga e lavanda pode ajudar na redução do estresse. Segundo os especialistas do Centro de Pesquisas Técnicas da companhia T. Hasegawa, certas fragrâncias alteram a atividade genética e a química do sangue de forma que pode reduzir o estresse.Em testes com ratos de laboratório, os cientistas expuseram os roedores a condições estressantes, enquanto alguns deles inalavam uma essência chamada linalool. E notaram que essa essência reduziu os níveis de neutrófilos e linfócitos – partes do sistema imunológico que haviam sido disparadas pelo estresse – quase aos normais. Além disso, “o linalool reduziu a atividade de mais de 100 genes que são ‘superativados’ em situações estressantes”.Os especialistas destacam que as essências têm sido utilizadas a milhares de anos para reduzir o estresse, combater inflamações e depressão e melhorar o sono. E a aromaterapia se tornou uma forma popular de medicina alternativa atualmente. Porém mais estudos são importantes para oferecer evidências científicas sobre a eficácia e a segurança desses tratamentos.




Fonte:Boa Saúde



Use clara de ovo em queimaduras.












Quando se queimar, imediatamente lave o local com água corrente fria.
Depois, deixe secar naturalmente.
Pegue uma clara de ovo e passe sobre a área afetada. Tenho certeza que não sentirá mais dor, a queimação irá passar, a irritação da pele também irá passar e dificilmente você lembrará que se queimou.
E, impressionante, a clara fica como uma segunda pele e alivia todo o mal estar da queimadura.





77% dos homens não fazem exame de toque por preconceio









Dado faz parte da pesquisa inédita divulgada pela Sociedade Brasileira de Urologia



Preconceito e desinformação é outro agravante no avanço da doença, que mata3 mil homens por ano
Pesquisa inédita apresentada na terça-feira (17), Dia Nacional de Combate ao Câncer de Próstata, pela SBU (Sociedade Brasileira de Urologia), comprova o que os médicos já sabiam: os homens têm preconceito em fazer o exame de toque.
Realizada pelo Instituto Datafolha, em parceria com o grupo farmacêutico AstraZeneca, a pesquisa intitulada "Saúde Masculina: o Homem e o Câncer de Próstata" mostra que 77% dos brasileiros não fazem o exame de toque retal por preconceito e 54%, por medo.
E mais, 76% têm conhecimento sobre o exame que detecta o câncer de próstata, mas apenas 32% já o fizeram. Quanto ao PSA, o exame de sangue que ajuda no diagnóstico da doença, 54% afirmaram saber para que serve, mas só 47% se submeteram a ele.
O levantamento foi feito na primeira semana de outubro de 2009 com 1.061 homens, com idades entre 40 e 70 anos, moradores do Distrito Federal e de dez capitais brasileiras: Belo Horizonte, Belém, Cuiabá, Curitiba, Fortaleza, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo.
O objetivo do estudo foi conhecer o nível de entendimento dos homens em relação à doença – dos sintomas aos tratamentos. Segundo José Carlos de Almeida, presidente da SBU, "a pesquisa mostrou que os homens preferem fazer o exame de sangue ao de toque. Mas é preciso ressaltar que os dois são complementares no diagnóstico do câncer de próstata e um não substitui o outro. Em até 20% dos casos, o exame de sangue pode ser normal em uma pessoa com câncer".
Além do preconceito, a desinformação é outro agravante no avanço da doença, que mata 13 mil homens por ano e que em 2009 deve ter 50 mil novos casos. Dos entrevistados, 99% afirmaram já ter ouvido falar sobre o câncer de próstata, mas 39% desconhecem os sintomas – que aparecem apenas em estágios avançados. Entre os principais, 49% associaram os problemas na bexiga, como dor, dificuldade para urinar e urgência para ir ao banheiro.
Porém, cerca de 10% citaram sintomas que não estão relacionadas à doença, como dor abdominal,na virilha, nas costas, náuseas, vômito, dor no reto e dificuldade e sangramento para evacuar. Para Almeida, "isso nos faz perceber que os homens acreditam saber sobre o câncer de próstata, mas na realidade não sabem".



Os benefícios do iogurte para o corpo










Nos dias atuais as pessoas buscam fontes alimentares saudáveis, sendo assim uma saída muito conveniente é o iogurte. No iogurte podemos encontrar uma saída boa para uma ingestão alimentar saudável.



Segundo o “International Journal of Obesity”, a ingestão de iogurte auxilia no emagrecimento e na redução da barriga. Logo em seguida pesquisadores da University of Tennessee, fizeram uma pesquisa com obesos adultos. A pesquisa consistia em esses adultos ingerirem 3 porção diária de iogurte sem gordura, como uma parte de uma dieta de baixas calorias, eles perderam 61% de gordura corporal e 22% de peso a mais do que aqueles com dieta de baixa calorias sem a ingestão de iogurte, sendo assim aqueles que comeram iogurte perderam 81% mais gordura corporal na área do estomago, contribuindo para a perda considerável de barriga.



Como podemos observar a ingestão de iogurte é muito benéfica para saúde do ser humano, pois os microorganismos que estão presente no iogurte ajudam a regular o funcionamento intestinal e auxilia na prevenção do crescimento de micróbios patogénicos causadores de doenças. Também é um alimento importante na produção de energia, oxigenação das células, fortalecendo os neurotransmissores e equilibrando as funções neurológicas.O iogurte é muito rico em vitaminas, minerais, sendo um excelente anticancerígeno, prevenindo e aliviando diarréias e muito benéfico para a cura de infecções.






Comer salada pode retardar o envelhecimento cerebral







Uma pesquisa feita com 3,7 mil pessoas, com mais de 65 anos, entre 1993 e 2002, descobriu que comer salada pode ajudar a retardar o envelhecimento cerebral. A conclusão dos médicos do Chicago´s Rush University Medical Center foi publicada na revista Neurology. Os testes de memória e atenção, conduzidos a cada três e seis anos, pesquisavam ainda sobre os hábitos alimentaresde cada indivíduo.Com o passar dos anos, todos apresentaram sinais de envelhecimento mental. Porém este envelhecimento foi 40% menor em quem ingeria mais de três porções de verduras. As frutas não tiveram nenhuma influência no resultado. O benefício pode estar na vitamina E, que diminui o efeito negativodas gorduras dos alimentos.Já um estudo americano, que durou dez anos, sugere que consumir frutas e verduras orgânicas é melhor para a saúde do que comer os mesmos alimentos cultivados com o uso de fertilizantes. Os pesquisadores da University of California compararam os tomates orgânicos com os convencionais e chegaramà conclusão de que os orgânicos têmquase o dobro de flavonóides - substânciasconsideradas benéficas à saúde por suas propriedadesantioxidantes. Estudos anterioresindicaram que os flavonóides reduzem a pressãosangüínea, diminuindo os riscos de doençascardíacas e derrames.As substâncias também já foram associadas à redução nos índices de determinados tipos de câncer e demência. Os cientistas mediram as quantidades de dois tipos de flavonóides - quercetina e kaempferol - em amostras de tomates secos que haviam sido coletadas como parte de um estudo de longo prazo sobre os métodos de agricultura. Eles descobriram que, na média, os tomates orgânicos tinham 79% mais quercetina e 97% mais kaempferol do que os convencionais.

Fonte:Jornal Bem Estar




Chá Verde contra doenças



Bebida pode diminuir risco de morte por derrame e ajudar no tratamento de Mal de Alzeimer.



A Associação Médica Americana descobriu que o consumo de chá verde pode diminuir o risco de morte causada por derrame cerebral, doença cardíaca ou coronariana. Por 11 anos, mais de 40 mil pessoas de 40 e 79 anos, sem histórico dessas doenças, foram acompanhados. Quem bebia cinco xícaras ou mais de chá verde por dia apresentou 16% menos risco de morte. Em quantidades maiores, a redução do risco de morte chegava a 26%.Beber chá verde regularmente também pode melhorar a memória segundo um estudo britânico. Os cientistas descobriram que a ingestão de chá verde ou preto inibe a atividade de certas enzimas no cérebro associadas à memória. Os pesquisadores investigaram as propriedades do chá verde e constaram que a bebida pode contribuir para desenvolvimento de novo tratamento para o Mal de Alzheimer uma vez que o chá verde tem como benefícios a inibição da atividade de enzimas associadas ao desenvolvimento dessa doença.

Fonte:Jornal Bem Estar





Fisioterapia e a prevenção de doenças


Dentre vários métodos fisioterapêuticos, temos a RPG (Reeducação Postural Global) e o método Pilates. Ambos indicados nas áreas de ortopedia, neurologia, reumatologia e respiratória.A RPG foi desenvolvida na França em 1980 por Phellipe Souchard e tem como princípio as necessidades individuais, tratando as desarmonias corporais. O método possui seis posturas básicas que são mantidas por um determinado tempo. O paciente interage através da manutenção da postura e da respiração que é solicitada constantemente pelo fisioterapeuta. Proporciona um melhor equilíbrio nos grupos musculares, uma melhora aquisição da postura e bem estar físico e emocional.
O método Pilates foi criado pelo alemão Joseph Hubertus Pilates durante a primeira guerra mundial, através de seu trabalho como enfermeiro. Enfatiza o desenvolvimento da flexibilidade, resistência e fortalecimento dos músculos do corpo, proporcionando uma melhor postura, além de aumentar a consciência corporal, melhora a coordenação motora e a concentração. Pode ser praticado por pessoas de todas as idades, independente do nivel de condicionamento físico. Esse método utiliza uma variedade de aparelhos, podendo também ser realizado no solo, sem aparelhos ou com auxílio de bola, theraband e rolo.

FONTE: REVISTA TUDO PERTO.






As piores dietas para emagrecer







Antes de escolher sua próxima dieta, fique atento. A Associação Dietética Americana (ADA) acaba de lançar uma lista com as piores dietas de todos os tempos. São aquelas que podem até provocar um emagrecimento rápido, mas também estimulam o efeito sanfona e detonam o metabolismo a longo prazo. – Quem está acima do peso adora uma solução milagrosa, mas adotar dietas drásticas, de baixíssimas calorias, ou que excluem grupos alimentares como os carboidratos ou os laticínios não traz nenhum benefício a longo prazo e podem prejudicar a saúde - explica o endocrinologista Márcio Mancini, presidente do Departamento de Obesidade da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbem). Para ele, um emagrecimento saudável é de até um quilo por semana. Quem está muito acima do peso acaba emagrecendo mais. Já quem está próximo do peso ideal acaba perdendo menos. - Além da sensação de cansaço ou de fraqueza, cortar muitos alimentos pode provocar uma reação do organismo, que vai fazer de tudo para o corpo não emagrecer - afirma Mancini. O médico também não aconselha dietas como a da alimentação viva (na qual só alimentos crus são permitidos), a vegana (que exclui todo tipo de derivado de animal) ou a macrobiótica. - Respeito quem segue estes tipos de plano, pois estão ligados a filosofias e escolhas de vida, mas elas não deixam de ser muito restritivas. Quem segue estas dietas deve ter sempre um acompanhamento médico para ter a certeza de que está combinando bem os alimentos e não está se privando de nenhum nutriente importante - completa. As piores dietas, segundo a ADA: Dietas de desintoxicação que excluem vários alimentos ou incentivam o consumo excessivo de outros - Cortar grupos alimentares sem a orientação de um especialista pode causar uma série de distúrbios como a anemia e a osteoporose. O exagero também não é nada bom. O consumo de mais de duas xícaras por dia de chá verde, por exemplo, não emagrece e ainda pode causar aftas, gastrite e até deficiência de ferro. Dietas de grande restrição calórica - Para Mancini, estas dietas de fato emagrecem, mas são as principais culpadas pelo efeito sanfona. Além de deixar o metabolismo lento, causam fraqueza, dor de cabeça, tontura e enjoos. Dietas que parecem muito boas para ser verdade - Dieta do cookie, do chocolate, da bala... Se a dieta parece fácil demais ou vai contra as indicações recomendadas por especialistas renomados, é melhor abrir o olho. Mudanças que realmente funcionam . Segundo Márcio Mancini, não existe uma dieta perfeita. O plano alimentar deve se encaixar ao estilo de vida e às preferências alimentares da pessoa. As dicas abaixo são conhecidas, mas não deixam de ser eficazes: - Escolha um plano flexível, que estimule a mudança de hábitos a longo prazo. - Faça exercícios, caminhe mais ou troque o elevador pelas escadas. "A ideia é se mexer mais ao longo do dia, principalmente nos fins de semana", diz Mancini. - Privilegie as frutas, as verduras e os grãos integrais. Diminua o consumo de doces, álcool e gorduras. - Entenda o motivo por trás dos excessos. Algumas deficiências vitamínicas ou de minerais causam compulsões alimentares, assim como certas doenças ou distúrbios psicológicos.Nestes casos, a ajuda do médico vale ouro. - Não coma em pé, vendo televisão ou em frente ao computador. - Não faça compras com fome e limite as idas ao bar ou ao restaurante. Pesquisas indicam que quem come fora ou com amigos acaba ingerindo mais calorias do quem tem o hábito de fazer as refeições em casa.



FONTE:AGENCIA O GLOBO.






Truque de beleza caseiro para ter as unhas compridas


Não sei no caso de vocês, mas as minhas unhas são um desastre, eu sou uma pessoa muito nervosa e desconto nelas, que ficam todas roídas, curtas e fracas. É por isso que achei muito legal fazer este post, assim se alguma de vocês é como eu, terá umas dicas para conseguir essas unhas lindas, compridas e fortes que ficam super lindas e femininas (às que eu tão fervorosamente aspiro e não consigo).
Mas vamos ao importante, O Truque de Beleza Caseiro para ter Unhas Compridas!!!!!
Ele é bem simples, tudo o que iremos (eu também vou fazer) precisar é um dente de alho, 100 ml de água e uma colherinha de
suco de limão. Para preparar este remédio caseiro teremos que moer o dente de alho e colocá-lo junto com a água em uma panela. Depois devemos esquentar o preparado até que ele ferva e retirá-lo do fogo.
Adicionamos o suco do limão e guardamos-o em um recipiente de esmalte que estiver vazio.
Agora tudo o que nós devemos fazer é aplicá-lo nas unhas todas as noites antes de ir dormir, assim as tarefas do dia-a-dia não removerão o preparado de nossas unhas.
Espero que funcione! Estou com muita vontade de ter unhas lindas, morro de inveja da modelo da foto deste post ;/







Por Elias Ferreira
  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • Twitter
  • RSS
Read Comments

3 Response to "Dicas De Saúde"

  1. Anônimo Says:
    21 de dezembro de 2009 às 06:10

    Excelentes matérias em geral, mas principalmente as da saúde...
    Mágda Almada.

  2. Unknown says:
    29 de dezembro de 2009 às 05:03

    Eu adorei todas as matérias, sobre tudo a de saúde....

  3. Anônimo Says:
    20 de janeiro de 2010 às 02:48

    Blog bonito, matérias interessantes...espero que todos que o acessem leiam tudo que aqui está postado! Ótima semana à todos!Parábens, Mauro...O TEU PROGRAMA, ESPERANÇA NOTÍCIAS 2,É FEITO TU...UM GRANDE SUCESSO! Magda Almada

Postar um comentário

Seguidores